topo

CENTRAL DE PEDIDOS 0800-649-3329
[CENTRAL DE PEDIDOS <a href="tel:08006493329"><i style="color: #FFF">0800-649-3329</i></a>]

5 dicas para cuidar melhor de máquinas agrícolas


  • Tratores, colheitadeiras e demais máquinas agrícolas são verdadeiras parceiras de quem trabalha no campo. Como são equipamentos de alto valor, é preciso cuidar muito bem para que os problemas mecânicos não atrapalhem o seu trabalho!

    Os defeitos podem ser graves, o que fará com que você tenha um prejuízo considerável para consertar. Mas calma, alguns cuidados básicos fazem toda a diferença e podem ajudar a prolongar a vida útil do seu maquinário. 

    Ficou curioso? Continue lendo nosso post e saiba quais são as maneiras de cuidar melhor das suas máquinas agrícolas.


    1. Siga o manual do fabricante 

    Ler o manual não é a atividade mais empolgante do mundo, mas é muito importante e não deve ser deixada de lado. Nele, estão contidas informações indispensáveis para que você tenha o melhor desempenho no trabalho no campo. 

    Assim, você vai saber quais são as datas de manutenção de acordo com o uso. Fique de olho no horímetro, nele estarão dispostas as horas trabalhadas. Quando atingir o tempo indicado, não deixe de fazer uma boa revisão. É bem semelhante ao que ocorre com automóveis, em que são previstas manutenções seguindo a distância percorrida.


    2. Não esqueça das revisões nas suas máquinas agrícolas 

    A revisão é muito importante, pois, nela as peças das máquinas agrícolas são lubrificadas e ajustadas para que funcionem como deveriam. São feitas regulagens para cada tipo de uso, deixando a máquina com o melhor desempenho para o seu trabalho.

    Parece bobagem, mas fazer revisões quando é indicado, evita que os pequenos defeitos se agravem e que o custo de manutenção seja maior. É um cuidado que faz você poupar dinheiro. 


    3. Cuidado com a limpeza e armazenamento 

    Para evitar a oxidação e acúmulo de resíduos em suas máquinas agrícolas, é necessário fazer uma boa limpeza de vez em quando. Quando limpar, retire o excesso de água que pode ter acumulado durante a lavagem e tenha atenção especial para componentes elétricos.


    Armazenamento de máquinas agrícolas 

    Nos períodos entre uma safra e outra, sempre que possível, deixe suas máquinas em um local preservado, coberto, longe da umidade e da exposição às condições climáticas.


    4. Fique atento aos sinais 

    Quando você está trabalhando, percebe algo estranho? Pode ser um sinal importante. São cheiros, ruídos ou tremores. Pare o trabalho e dê uma olhada especial, caso fique em dúvida, chame um mecânico. 

    Outro ponto que muitos proprietários de máquinas agrícolas ignoram são os avisos do painel. Quase sempre não é um problema elétrico, mas sim, com seu equipamento. 


    Prefira peças originais 

    Assim como seu carro, peças genéricas podem ser mais baratas, porém, são uma armadilha. Com as máquinas agrícolas, ocorre algo parecido. Leve sempre a mecânicos de confiança ou na assistência autorizada para evitar uma grande dor de cabeça.


    5. Qualidade no combustível 

    Usar combustíveis de qualidade ajuda na performance e durabilidade da sua máquina agrícola. Fique atento ao fornecedor, prazo de validade e forma de armazenamento do óleo diesel em sua propriedade rural. 


    Aproveite o melhor desempenho 

    Cuidar bem do seu maquinário é garantia de um bom desempenho para suas safras serem um sucesso. São dicas simples, mas que fazem a diferença no dia a dia, principalmente com relação à durabilidade das suas máquinas.

    Como você viu, a qualidade do combustível faz toda a diferença. 

Postado por  Vox Brazil Comunicação